Talvez porque tenha sido um dos primeiros congressos da especialidade após o meu ingresso na SBCP, mas o Congresso de 1976 em Porto Alegre me marcou muito. Foi o 13º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado na gestão do Presidente Nacional Raul do Couto Sucena.
O Congresso foi realizado nas dependências da Sociedade Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) . A Sessão Solene de Abertura foi efetuada no Palácio Farroupilha (sede da Assembleia Legislativa do RGS).
Da esquerda para a direita em primeiro plano: Antônio Duarte Cardoso e Jorge da Fonseca Ely. Na segunda fila os famosos convidados estrangeiros do Congresso.
Os famosos convidados estrangeiros do Congresso: Jaime Planas (Espanha), Salvador Castañares ( México), Tord Skoog (Suécia) e Jack Davis (Argentina).
Fotos de Raul Loeb publicadas em seu livro: A História da Cirurgia Plástica Brasileira (1993).
Realizado entre 4 a 9 de abril de 1976, o Congresso foi presidido por Telmo Marques Weber que contou com a colaboração de comissões compostas por ilustres gaúchos como: Wilson da Silveira Jacques, Gilberto Scopel, Joel Barcellos, Roberto Chem, Celso Afonso Assis, Jorge da Fonseca Ely, Luiz Degrazzia, Antônio Luiz Gomes, Pedro Stefano Ferreira e José Francisco Wechler.
A parte científica foi primorosa. Trabalhos científicos de grande qualidade, sendo que alguns tornaram-se históricos por sua criatividade e hoje fazem parte da bibliografia internacional.
Cito como exemplo:
O papel do retalho inferior na conformação mamária.
Liacyr Ribeiro
Mastoplastia redutora setorial com pedículo areolar interno.
Ernesto da Silveira Netto
Mamaplastia: técnica de redução por incisão areolar.
Roberto Rudge Ramos
Plásticas mamárias de redução baseadas em retalho dérmico vertical monopediculado.
Jalma Jurado
Ginecomastia – incisão em forma da Z.
Ramil Sinder
Lipodistrofia trocanteriana
Ivo Pitanguy
Umbilicoplastia – uma técnica sem cicatriz externa.
Juarez Avelar
Procedimientos ancilarios en el tratamiento de la cara senil.
Salvador Castañares.
Todos os trabalhos completos estão registrados nos Anais do Congresso, cuidadosamente editados por Jorge da Fonseca Ely.
Trata-se de uma edição histórica que poderia ser reeditada pelos meus queridos amigos da província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Fica aqui a sugestão.
Sérgio Carreirão
Comments