top of page

Aos formandos de 2022

Gostaria de deixar aqui registradas as palavras que proferi quando por ocasião da festa de formatura dos residentes que concluíram o Curso Credenciado de Cirurgia Plástica do Hospital da Plástica do Rio de Janeiro, com a regência de Farid Hakme.


Meus queridos: Alexei, André, Bruna, Cecília, Hailin e Marcus:

Desejo cumprimentá-los por esta importante etapa vencida em suas vidas. Depois, dizer-lhes que para mim foi um privilégio este nosso convívio por 3 anos. Mais uma grande e excelente experiência que vou guardar comigo.


Há quase 50 anos ensino cirurgia plástica e acho que posso lhes transmitir algumas reflexões.

O tempo de aprendizado sempre é curto, mesmo nos melhores programas de ensino como o nosso. Vocês estão saindo deste nosso curso não sabendo tudo, mas saem com certeza, que possuem conhecimentos mais que suficientes para exercer a especialidade plenamente. Isso deve dar-lhes uma confiança inabalável.


Aprenderam também a conhecer os seus limites e agora em diante devem ampliá-los constantemente. A ética da especialidade lhes foi transmitida, o que vai diferenciá-los sempre. Procurem oferecer o melhor aos seus pacientes. Devem esta retribuição à confiança que eles em vocês depositaram. O paciente é o nosso próximo então nós temos a obrigação de ajudá-lo.


Trabalhem em ambiente seguro, não tenham pudor de consultar os mais experientes quando necessário. Procurem estar sempre atualizados, analisem criticamente seus resultados. Isso vai lhes proporcionar uma extraordinária evolução dentro da especialidade.

As redes sociais são um fenômeno novo e ainda desconhecido. Cabe a sua geração não só utilizá-las em seu benefício, mas também, em benefício do paciente através de informações e esclarecimentos verdadeiros. Sem molestar a ética e conservando o espírito científico que aqui adquiriram, vocês se tornarão diferenciados dos arrivistas que hoje inundam as redes socias, com propagandas enganosas para fazer comércio com a especialidade.


Agradeçam agora aos seus pais. Esta é uma oportunidade rara de poderem manifestar-lhes publicamente o seu reconhecimento.

Ajudem a quem encontrarem pelo caminho.



Façam suas vidas valer a pena.

Didi, craque de futebol dos anos 50, campeão do mundo em 58, ficou famoso também por uma frase: treino é treino, jogo é jogo. No sentido que de não adianta um belo treino sem o êxito no jogo. Então eu digo: vamos lá, o treino acabou, vistam seus uniformes e vamos jogar para vencer!

Que Deus guarde a todos.

Sérgio Carreirão

139 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page